VENTURA E DANAÇÃO DE UM SALTA-MUROS NO TEMPO DA DITADURA

BEIRA DE RIO, CORRENTEZA - ventura e danação de um salta-muros no tempo da Ditadura - Nas boas livrarias e em www.mauad.com.br

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ÂNGELA VILMA COMENTARIA


No Encontro Literário do último dia 15, Ângela Vilma e Janaína Amado comentaram excerto de "A dama do Velho Chico". Não deu tempo para comentarem o "Beira de rio, correnteza". Mas adianto aqui um trecho do comentário que Ângela Vilma preparou para o excerto de BRC em que o protagonista Gero conhece a misteriosa Liana:

"No trecho retirado para leitura é onde começa a aventura de Gero e se agiganta a aventura da linguagem de Carlos Barbosa. É o momento da iniciação, no qual Gero salta o muro pela primeira vez e dá de cara com o amor. Também com o mistério. Também com a História. Mais especial que tudo, é o momento em qu Gero dá de cara com a própria vida e seus gestos mais prazerosos e cruéis. E isso só foi possível porque naquele dia iria mergulhar no Velho Chico (prazer) e uma boiada perversa lhe impossibilitou o caminho. O que fazer diante de um obstáculo que poderia lhe massacrar? Saltar um muro. É essa metáfora que nos conduz durante toda a leitura do livro, de muro em muro saltado por Gero. Saltar o muro é sair de um momento adverso para encontrar o momento de salvação, o momento do amor. Só que do outro lado do muro saltado, que é o momento do amor, também não deixa de haver adversidade. Eis o paradoxo que coabita o livro, que é a ventura e a danação desse menino matusquelo.

Percebe-se no excerto lido aqui, que toda a narração ganha uma atmosfera mágica, encantatória, coisa que já foi dita sobre a palavra literária de Carlos Barbosa. Esse poder de encanto provém da dicção límpida, clássica, numa linguagem sempre comprometida com a poesia: a poesia dos seres, dos momentos, do mundo."

Perdemos todos de ouvir muito mais ainda. Mas esse muito guardarei aqui comigo. Fica essa fatia preciosa de um prêmio que o romance recebeu naquele dia, assim, silencioso como deve ser toda e qualquer preciosidade. Pois ser aprovado pela leitora Ângela Vilma equivale a ganhar um prêmio, desses diamantados.


Imagem: www.academiadeletrasdabahia.org.br, por Leonardo Moraes

4 comentários:

  1. Oi, Carlos, obrigada por palavras tão generosas, pelo apreço, pelas oportunidades: eu, apenas uma simples e apaixonada leitora de sua literatura.
    Um abraço, Ângela Vilma.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, uma leitura sensível para um romance que estou lendo, ainda. E esta apresentação de Ângela, provoca o desejo de ler mais rápido.

    Abraços

    ResponderExcluir