VENTURA E DANAÇÃO DE UM SALTA-MUROS NO TEMPO DA DITADURA

BEIRA DE RIO, CORRENTEZA - ventura e danação de um salta-muros no tempo da Ditadura - Nas boas livrarias e em www.mauad.com.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CARLOS HERCULANO LOPES ESCREVE NO ESTADO DE MINAS


O premiado escritor e jornalista mineiro Carlos Herculano Lopes escreveu e publicou matéria sobre o "Beira de rio, correnteza", na edição de 29 de julho último, do jornal Estado de Minas. Destaco trechos do texto:
"O jornalista e escritor baiano Carlos Barbosa começou a ficar conhecido fora das rodas literárias do seu estado em 2002, quando lançou, pela editora Bom Texto, o romance A dama do Velho Chico, história de primeira ocorrida às margens do São Francisco, que tem servido de inspiração a tanta gente. O cenário se repete em Beira de rio, correnteza..., que acaba de sair pela mesma editora.
[...]
'Ao criar a história de Gero e Liana, ela veio de ótima maneira, sem pesquisa histórica, sem o apoio de documentação oficial, mas com base quase que esclusivamente em minhas memórias', conta Barbosa.
Sendo assim, qualquer semelhança com os fatos narrados pode não ser mera coincidência. Afinal de contas, o sertão, como já lembrava Guimarães Rosa, está em toda parte; suas histórias, em muitos livros, como esse ótimo Beira de rio, correnteza com que Carlos Barbosa acaba de nos brindar."

Um comentário:

  1. Uma prova inequívoca de que a literatura brasileira continuará com toda a força e pujança que tanto nos apaixona!

    ResponderExcluir