VENTURA E DANAÇÃO DE UM SALTA-MUROS NO TEMPO DA DITADURA

BEIRA DE RIO, CORRENTEZA - ventura e danação de um salta-muros no tempo da Ditadura - Nas boas livrarias e em www.mauad.com.br

sábado, 25 de setembro de 2010

DE VOLTA DE XIQUEXIQUE

Recebi uma homenagem inesperada e maravilhosa em Xiquexique. Imaginava que o tema da semana, inspirado em meu romance Beira de rio, correnteza, e a minha presença na VI Semana de Letras, como conferencista na abertura do evento, fossem todo o conteúdo da homenagem. Mas, não. Além disso e de ser muito bem recepcionado, ao lado de Mônica, por dirigentes, professores e alunos do Campus da Uneb na cidade, entregaram-me uma placa com dizeres de emocionar pedras. Isso, depois de um grupo de alunos dizer trechos dos romances, encerrando a solenidade de abertura, como se poemas fossem. Tive que me esforçar um bocado para não entregar-me às lágrimas.

Assisti a apresentação de uma comunicação intitulada "Entre vapores e amores: paixão, desejo e morte na obra A dama do Velho Chico", por Adriana S. de Santana, Joseilton R. do Bonfim e Samara de A. Hormes. Esse é o quarto trabalho que os três estudantes escrevem sobre o romance.

Entregaram-me cópias de quatro outros artigos - "Representações culturais em A dama do Velho Chico: a dança de São Gonçalo" e "A travessia da pós-modernidade pelos sertões da narrativa de Carlos Barbosa", por Gabriella B. de Souza e Ozenita e S. Marçal; e "Travessias e dualidades da representação sertaneja em Grande Sertão: Veredas e A dama do Velho Chico", por Gabriella, Ozenita e Rita de Cássia C. Cordeiro; e, "A representação da identidade sertaneja na obra A dama do Velho Chico", por Reinata M. Silva e Verlaneyde M. de Sá Koch - que aprofundam o estudo naquele campus do meu primeiro romance. Disseram-me que vem mais por aí.

Sou muito grato a todos, e mais não direi para não correr o risco de piegar excessos.

Adiante, postarei trechos da conferência. Mais detalhes, visitem o site www.uneb.br.

2 comentários:

  1. Foi tudo muito lindo e emocionante. Bjsamovc

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz fico por saber que seu livro está chegando a todo esse mundão de gente de maneira tão profunda. Triste estou por não ter podido assistir à homenagem. Quero dizer que você é merecedor de muito mais ainda. Abraços.

    ResponderExcluir